top of page
  • Foto do escritorPortal Acontece no Vale

Impactos causados pela enchente provocam o cancelamento da Paixão de Cristo de Muçum

Em comunicado encaminhado aos veículos de comunicação, a Associação Muçunense de Artes (AMA), idealizadora do espetáculo teatral “Paixão de Cristo de Muçum”, informou, nesta segunda-feira, 22, o cancelamento da edição de 2024. A medida, é decorrente de uma decisão pensada e decidida pela maioria dos integrantes da diretoria da AMA. As causas do cancelamento são ocasionadas pelos efeitos das duas enchentes que atingiram o município de Muçum em setembro e novembro do ano no passado. Além da questão financeira, cenários e figurinos foram danificados e perdidos, bem como, da carência de recursos humanos, que ainda sofrem com os danos das cheias.


Segundo o presidente da AMA, Renan Lucas Nardin, a garantia da manutenção do nível do espetáculo também foi uma das principais preocupações da diretoria em cancelar a edição deste ano. “É muito triste ter de cancelar um evento tão importante para todos Nós. Mas, não queremos também, afetar a alta qualidade da encenação, conquistada com muito suor nesses mais de 20 anos encenando. Certamente, em 2025 voltaremos mais fortes e focados”, revela.


Outro ponto, segundo Nardin, são os prejuízos com a cenografia e o figurino. “Como a sala onde guardamos nossos cenários foi utilizada durante a enchente em setembro, muitas coisas que estavam lá acabaram sendo quebradas em razão do volume de doações de itens que acabaram sendo colocados lá, pois não havia mais espaço na parte de baixo do salão paroquial”, explica.


Mais de cinco mil pessoas assistiram o espetáculo em 2023. De acordo com o diretor do espetáculo, Ranieri Zilio Moriggi, a Paixão de Cristo é o segundo evento que atrai mais turistas à Muçum, ficando atrás apenas da Semana Farroupilha. “Foi uma decisão muito triste de ser tomada. Já passamos por isso na pandemia, quando tivemos de tomar a mesma decisão. Para quem vive o espetáculo, desde sua criação até a finalização, é um golpe muito duro. Mas, precisamos nos colocar no lugar de quem ainda não tem condições de estar ali, 100%. Muitos de nossos integrantes ainda estão organizando suas casas, trabalhos, enfim, a sua vida. O cansaço, tanto físico, como emocional, também foi colocado como fator decisivo”, afirma.





Leia a Nota Oficial

A Paixão de Cristo de Muçum não é apenas um espetáculo teatral, mas também um patrimônio cultural de nossa cidade. Esse espetáculo é realizado desde 2002 pela Associação Muçunense de Artes, na época, chamada de Juventude Cristã Muçunense, e conta com a participação de mais de 100 artistas locais e de municípios vizinhos que, com maestria e grande entrega, encantaram milhares de pessoas a cada ano e puderam oferecer ao público, momentos de intensa reflexão sobre a vida de Jesus Cristo.


Agradecemos o apoio recebido neste momento de triste decisão e pedimos orações para que nossa comunidade tenha forças para conseguir reconstruir tudo aquilo que nos foi tirado. Assim, certamente, em 2025, poderemos retomar nossa encenação do jeito que ela sempre foi: forte.


Atenciosamente,

Associação Muçunense de Artes - AMA

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page