Apesar da situação alarmante, até agora não há sinais de que a chuva cause enchentes ou inundações nos municípios da Serra e do Vale do Taquari
A instabilidade deve se intensificar pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, com acumulados de chuva que podem chegar aos 200 milímetros na Metade Sul do estado. Em alguns pontos já chega a casa de 300 milímetros, ou seja, dois meses de chuva em apenas três dias.
De acordo com a meteorologia, a chuva diminui mais ao Sul do estado nesta quinta, mas a instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul e vai atingir áreas que até agora nada ou pouco experimentaram chuva e temporais nesta semana no estado.
Indicativos dão conta de que áreas de alto a muito alto risco para chuva forte a intensa com altos volumes, grande atividade de raios e ainda temporais isolados de vento e granizo se localizam no Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Litoral Norte, Vales, Região Carbonífera, Centro do estado, Serra, Sul do Planalto, Alto Jacuí e Missões. Nestas áreas, a chuva apenas desta quinta-feira deve somar 50 a 100 milímetros. É alto ainda o risco de temporais isolados de vento e granizo de variado tamanho.
A situação é decorrente de uma área de baixa pressão junto à frente fria em deslocamento se espera maior vorticidade na atmosfera, assim que não podem ser descartados fenômenos severos muito isolados de vento como tornado ou microexplosão, assim como já ocorrei hoje no município de Camaquã com registro de muitos estragos.
Em Muçum, o dia começou com céu nublado e chuva fraca. Para o restante do dia a previsão é de que o cenário pouco mude e ocorram períodos de pancadas de chuva, moderada a forte, intercalados com céu nublado. As temperaturas nesta quinta-feira devem ficar entre 15ºC E 20ºC. Apesar da situação preocupante, não há indicativos, até o momento, de que a chuva provoque enchentes ou inundações nos municípios da região da Serra e do Vale do Taquari. O alerta segue apenas para possíveis alagamentos em Porto Alegre, região metropolitana e muitos outros municípios do Centro para o Norte do estado durante esta quinta-feira.
Comments