top of page
Foto do escritorRedação

Meteorologia faz alerta de chuvas extremas e risco de inundações no Rio Grande do Sul

Informações dão conta de que áreas da região Sul do estado poderão ter volumes de chuva acima de 300 milímetros nos próximos dias; para a região da Serra e Vale do Taquari, não há, até o momento, indicativo de enchentes


A nova semana que marca o início da primavera traz preocupações para o Rio Grande do Sul e áreas do norte do Uruguai, com previsão de chuvas excessivas a extremas. O cenário é de alagamentos, inundações e temporais frequentes, que devem afetar especialmente o Sul e o Oeste do estado.

Meteorologistas alertam que a instabilidade climática já se faz presente, com chuvas atingindo os pontos mais ao sul do estado. No entanto, a intensificação dos fenômenos será mais acentuada entre segunda e quinta-feira. Este será o maior episódio de chuvas desde as enchentes devastadoras que ocorreram no outono de 2024. Embora os volumes de precipitação desta vez sejam menores, a magnitude dos impactos ainda é motivo de preocupação.

Os acumulados de chuva nas áreas mais afetadas, especialmente no Oeste e no Sul do estado, podem ultrapassar os 100 milímetros, com alguns locais registrando entre 200 mm e 400 mm. Os rios das regiões ameaçadas, como Santa Maria, Ibirapuitã, Jaguarão e Quaraí, correm o risco de transbordar, gerando enchentes significativas.


Situação em Muçum

Em Muçum, a segunda-feira, 23, começou com céu nublado e a fumaça residual das queimadas que ocorreram na região. As temperaturas, que variam entre 19ºC e 30ºC, devem aumentar ao longo do dia, sem previsão de chuva. Na terça-feira, 24, o calor pode atingir até 32ºC, com uma possibilidade de garoa à noite.


Altos volumes de chuva em outras partes do RS acendem alerta para inundações

Com a previsão de chuvas intensas, a expectativa é de que tanto áreas urbanas quanto rurais enfrentem alagamentos. Açudes e pequenas barragens podem transbordar, e as comunidades no Sul do estado, em particular, estão em alerta máximo. As autoridades locais já estão se preparando para possíveis evacuações e apoio às vítimas de inundações.

104 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page