top of page

Nível de Risco diminui na barragem de Putinga

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 14 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema) emitiu um comunicado tranquilizador para os moradores de Putinga, no Vale do Taquari. O nível de risco de rompimento da Barragem Santa Lúcia, localizada no município, foi reduzido de "emergência" para "alerta".


A mudança de classificação foi possível graças à manutenção do nível de água da barragem, que permaneceu baixo mesmo após as chuvas dos últimos dias. Segundo a Sema, as intervenções recomendadas pelo governo do Estado e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão sendo realizadas pelos responsáveis pela administração da barragem.


O prefeito de Putinga, Paulo Lima, expressou um certo alívio com a mudança na classificação, mas enfatizou que a prefeitura continua vigilante em relação a possíveis problemas.


Apesar do alívio, a cidade, que abriga cerca de 3,8 mil habitantes, ainda enfrenta desafios. No começo da tarde de segunda-feira, 13, aproximadamente 1,4 mil moradores estavam fora de suas casas. Além disso, um trágico incidente resultou em uma morte devido a um deslizamento de terra.


A prefeitura de Putinga solicita doações de cestas básicas, produtos de limpeza e higiene para auxiliar os afetados.

Comments


bottom of page