Reconstrução da ERS-129, em Muçum, avança com detonações de rochas e bloqueios programados
- Redação
- 24 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
As detonações controladas de rochas na ERS-129, entre Muçum e Vespasiano Corrêa, continuam a todo vapor como parte das obras emergenciais para reconstrução do trecho danificado pelas chuvas no Vale do Taquari. Nesta segunda-feira, 24, a rodovia estará bloqueada das 14h às 17h para garantir a segurança dos motoristas durante os trabalhos.
As detonações visam obter material rochoso das encostas, essencial para preencher o trecho de 100 metros de extensão que desmoronou. Este incidente deixou uma ruptura com 45 metros de profundidade, 60 metros de largura na base e destruiu 16 metros da pista de rolamento e acostamento. A topografia íngreme e instável da região requer medidas complexas para a reconstrução.
Para minimizar o impacto do bloqueio, os condutores são orientados pelas equipes da EGR e pela sinalização específica a utilizar o desvio pela Linha São Luiz, recentemente pavimentado em três quilômetros e devidamente mantido no restante do percurso.
A reconstrução da ERS-129 está programada para ser concluída em dois meses, com um investimento total de R$ 8,84 milhões. O projeto contempla o preenchimento com 109 mil metros cúbicos de material rochoso, essencial para estabilizar e restaurar completamente a infraestrutura afetada pelas intempéries.
Foto: Raphael Nunes / Ascom EGR
Comments