A reconstrução da ponte de concreto que desabou e foi arrastada pela força da correnteza no Arroio Marrecão, em Santa Tereza, deve ser concluída e liberada para o tráfego até abril de 2025, um ano após o colapso da estrutura, que ocorreu durante as enchentes de 2024.
A nova ponte será erguida com um investimento superior a R$ 4 milhões, recursos provenientes da Defesa Civil Nacional. A obra está sendo executada por uma empresa de Bento Gonçalves e, segundo a prefeita do município, Gisele Caumo (PP), o prazo para entrega é de 120 dias a partir do início da construção, que teve início no final de novembro de 2024. A prefeita também destacou que os meses anteriores foram dedicados à elaboração e aprovação do projeto pela Defesa Civil Nacional.
O colapso da ponte aconteceu durante uma gravação da prefeita, feita em abril de 2024, quando ela alertava sobre os danos causados pelas chuvas que afetaram o estado. A queda da estrutura foi um dos muitos danos provocados pelas fortes enchentes que atingiram a região.
A nova ponte terá 72 metros de extensão e será projetada para suportar até 45 toneladas. A estrutura contará com 7,30 metros de largura, sendo seis metros dedicados à pista de rolamento e 1,30 metro para uma passarela exclusiva para pedestres, visando aumentar a segurança para os moradores e usuários da via.
Comments