top of page
  • Foto do escritorRedação

Confirmada a oitava morte por leptospirose no RS

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de sexta-feira, 31 de maio, a oitava morte por leptospirose relacionada às enchentes que atingiram o estado. A vítima é um homem de 31 anos, residente no município de São Leopoldo, que ficou exposto por um longo período à água contaminada. A confirmação do resultado positivo foi feita após análise realizada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre.


Além deste caso fatal, mais 12 mortes estão sob investigação. As enchentes causaram um aumento significativo nos casos da doença, com um total de 2.548 notificações registradas. Destes, 148 casos foram confirmados, representando 5,8% do total.


A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, geralmente transmitida através da urina de ratos e outros animais infectados, que contaminam a água e o solo. Durante períodos de enchentes, a proliferação da doença é exacerbada devido ao contato direto com a água contaminada.


As autoridades de saúde reforçam a importância de evitar o contato com água de enchentes e tomar medidas preventivas, como o uso de botas e luvas ao manusear objetos que estiveram em contato com a água contaminada. A população também é aconselhada a procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre, dor muscular, dor de cabeça e mal-estar, que podem indicar a infecção.


25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page