top of page
  • Foto do escritorRedação

Exército inicia montagem de ponte metálica entre Arroio do Meio e Lajeado

Nesta semana, o Exército Brasileiro começou a montagem de uma ponte metálica sobre o Rio Forqueta, que servirá como uma alternativa para a travessia de cargas pesadas entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. A nova estrutura, executada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE CMB), terá 60 metros de comprimento e capacidade para suportar até 80 toneladas.


A ponte metálica permitirá o tráfego de caminhões, ônibus e outros veículos pesados, que atualmente enfrentam dificuldades devido à destruição da ponte sobre o Rio Forqueta na ERS-130, causada pela enchente de maio. A obra está sendo realizada com um investimento significativo, com a Prefeitura de Lajeado já aportando mais de R$ 200 mil para a construção da ponte, enquanto Arroio do Meio é responsável pelo acesso no lado oposto do rio. A Prefeitura de Lajeado também deverá providenciar melhorias na via de acesso ao novo ponto de travessia.


A expectativa do 3º BE CMB é concluir a montagem da ponte em até 25 dias. A estrutura funcionará de forma provisória até que a ponte definitiva sobre a ERS-130 seja concluída, com previsão de término para dezembro.


Durante a fase inicial de funcionamento, a ponte estará disponível para veículos leves e pesados. Após os primeiros 15 dias, será feita uma avaliação para decidir se a ponte continuará a ser usada também por veículos leves. Enquanto isso, veículos leves estão utilizando a Ponte de Ferro, reconstruída após a enchente e atualmente a única ligação entre os dois municípios. Já os veículos pesados, que não podem utilizar a Ponte de Ferro, têm sido forçados a fazer um desvio significativo, viajando até Estrela pela BR 386, seguindo pela ERS 129 em direção a Colinas e Roca Sales, para então chegar à região alta do Vale do Taquari.


Foto: Rafael Grün/ Prefeitura de Lajeado


28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page