top of page
  • Foto do escritorRedação

Gato resgatado após disputa judicial retorna à família em Muçum

Após uma disputa judicial envolvendo a família Grieger e uma ONG de resgate animal, o gato Miu, de dois anos, finalmente retornou ao convívio de seus tutores em Muçum. Internado por dois meses em uma clínica veterinária em Caxias do Sul, o felino foi devolvido à família na última quarta-feira, 17, por meio de uma decisão da Justiça.


Tudo começou em maio deste ano, quando a casa da família Grieger foi afetada por fortes chuvas pela terceira vez. Abrigados em um salão comunitário, os Grieger notaram que um dos três gatos resgatados das enchentes, Miu, havia desaparecido. Após uma semana, o gato foi encontrado e levado para tratamento em uma clínica veterinária na cidade de Caxias do Sul, por intermédio da ONG Adote um Miau.


A situação tomou um rumo complicado quando a ONG solicitou à família que arcasse com os custos do tratamento de Miu para que o animal fosse devolvido. Apesar de terem iniciado uma vaquinha online e arrecadado parte do valor necessário, os Grieger não conseguiram chegar ao montante exigido pela clínica veterinária, que continuava a acumular dívidas diárias.


A família relata que diversas tentativas de diálogo com a ONG foram infrutíferas, resultando na intervenção da Defensoria Pública do Estado. Após ajuizar uma ação de busca e apreensão em tutela de urgência, a juíza Vanessa Azevedo Bento determinou que Miu fosse devolvido à família, destacando a importância da relação afetiva entre o animal e seus tutores.


Em nota oficial, a ONG garante que não se negou a devolver o gato, porém, afirma que solicitou que fosse assinado um termo de ciência e responsabilidade que o gato não estava de alta veterinária. "Os tutores eram informados semanalmente, inclusive através de vídeos das visitas na clínica, também divulgados nas redes sociais. Todavia, os tutores solicitaram o retorno imediato do gato, independente do seu estado clínico, que era delicado", diz o documento.


Na decisão da Justiça, a juíza diz, na sentença, que o animal merece "tratamento peculiar justamente em razão das relações afetivas estabelecidas entre ele e seus tutores. Para além disso, a discussão quanto à titularidade de eventual dívida referente ao tratamento dispensado ao gato na clínica localizada em Caxias do Sul não pode servir de empecilho à devolução do animal à família à qual pertence, que possui o direito de promover o tratamento necessário em clínica de sua escolha".


A volta de Miu para casa foi marcada por emoção e alívio para a família Grieger. Os recursos arrecadados na vaquinha online serão destinados ao prosseguimento do tratamento, que será realizado mais próximo da residência da família, em Roca Sales.


Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução


199 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page