top of page
  • Foto do escritorRedação

Muçum registrou 42 deslizamentos de terra durante a tragédia climática de maio

Um recente levantamento realizado mostra que o município de Muçum registrou um total alarmante de 42 deslizamentos de terra durante os eventos climáticos ocorridos em maio. Esses deslizamentos deixaram marcas profundas na região, desafiando moradores e autoridades locais a lidar com os impactos devastadores.


Entre os dias 8 e 9 de maio de 2024, a NASA Disasters conduziu um mapeamento abrangente dos pontos de movimento de massa em todo o Rio Grande do Sul. Os resultados revelaram um cenário preocupante, com 3.934 pontos identificados, especialmente concentrados em regiões com vales, como os dos rios das Antas e Taquari. A engenheira civil especialista em geotecnia, Catiucha Rehbein, liderou um estudo detalhado desses movimentos, categorizando as ocorrências em três regiões principais: 'Serra Geral', 'Central' e 'Vales', para fornecer uma visão mais clara dos impactos por área e município.


No estudo, a ‘Região dos Vales’ inclui os municípios dos vales do Taquari, das Antas, do Rio Pardo e dos Sinos. Nesta área foram identificados 2636 pontos de movimento de massa, distribuídos entre 63 municípios. Na região, Anta Gorda liderou a lista, com 219 pontos de deslizamento. Dois Lajeados teve 145 registros, Relvado somou 88, Roca Sal4es (78), São Valentim do Sul (76), Guaporé (72), Putinga (71), Encantado (58), Santa Tereza (45), Doutor Ricardo (38), Vespasiano Corrêa (24), Nova Bréscia (22).


Veranópolis e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, foram os dois municípios com o maior número de deslizamentos registrados no período, 270 e 229, respectivamente.


331 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page