top of page
  • Foto do escritorRedação

Papa Francisco aceita renúncia de Dom Aloísio Dilli e nomeia padre Itacir Brassiani como novo bispo de Santa Cruz do Sul

Nesta quarta-feira, 19, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Aloísio Alberto Dilli ao governo pastoral da diocese de Santa Cruz do Sul. Dom Dilli, que completou 75 anos em junho do ano passado, idade na qual os bispos se tornam eméritos, deixará suas funções para um novo líder assumir o posto.


Para suceder dom Dilli, foi nomeado o padre Itacir Brassiani, atualmente Superior Provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família. Padre Itacir, nascido em Soledade, em 28 de dezembro de 1959, possui uma trajetória marcada pela dedicação à vida religiosa e acadêmica.


Antes de sua ordenação sacerdotal em 1987, na paróquia Santa Lúcia em Anchieta, Santa Catarina, padre Itacir Brassiani trabalhou como agricultor e comerciário. Ele é pós-graduado e mestre em Teologia Sistemática pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte (MG).


Ao longo de sua tragetória, padre Itacir desempenhou diversos papéis pastorais e institucionais significativos. Foi pároco em várias paróquias, incluindo a paróquia Sagrada Família em Santo Ângelo, e ocupou cargos de liderança dentro da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, incluindo ser superior provincial em várias ocasiões.

Atualmente, padre Itacir Brassiani reside em Passo Fundo e atua como Superior Provincial da América Latina para sua ordem religiosa.


A nomeação de padre Itacir como novo bispo de Santa Cruz do Sul marca um novo capítulo na diocese, com expectativas de continuidade e renovação pastoral sob sua liderança. A comunidade católica local aguarda com expectativa as próximas direções e orientações que serão trazidas pelo novo bispo, enquanto a diocese se prepara para a transição.


A posse de padre Itacir Brassiani como bispo da diocese de Santa Cruz do Sul será anunciada posteriormente, após os trâmites canônicos necessários.

76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page