top of page
  • Foto do escritorRedação

Prazo para regularizar título de eleitor termina em maio do ano que vem

Em 2024, ocorrem as eleições municipais que irão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as mais de cinco mil cidades brasileiras. Para estar apto a participar do pleito, eleitores de todo o Brasil devem regularizar a situação do seu título eleitoral até o dia 8 de maio de 2024, ou seja, 150 dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro.


Em caso de haver alguma intercorrência e o eleitor não comparecer ao cartório eleitoral para efetuar possíveis incompatibilidades, sua participação no pleito não será possível. Entre os impedimentos em participar das eleições estão possíveis anotações de condenação criminal, que suspendem os direitos políticos ou se o eleitor não tenha ido votar nos últimos três turnos eleitorais consecutivos e não justificou as ausências.


No entanto, em decorrência da pandemia, mudanças no procedimento foram adotadas, visando evitar possíveis contágios. Por isso, quem não compareceu nos pleitos de 2020 e 2022, ainda poderá votar normalmente nas eleições do ano que vem.


Como saber se está com o título regularizado


Antes de se deslocar para um cartório eleitoral, o cidadão pode conferir se o seu título está regularizado. Basta entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (51) 2312-2015. Por meio de um sistema, o eleitor pode buscar informações pertinentes a sua situação, bem como, consulta do seu local de votação e se possui débitos com a Justiça Eleitoral.


Há também a possibilidade de consulta por meio do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

1 visualização0 comentário

Kommentarer


bottom of page