top of page
Foto do escritorRedação

Tradição da polenta une Monte Belo do Sul, na Serra, e Vigasio, na Itália

Assinatura do termo de cooperação entre as duas localidades vai propiciar a formação de intercâmbio cultural e gastronômico. Primeira visita ocorre em maio, durante os festejos do 12º Polentaço


Durante a visita de uma comitiva do município de Monte Belo do Sul à comuna italiana de Vigasio, entre os dias 14 e 17 de abril, foi firmado um acordo histórico de intercâmbio cultural e gastronômico entre as duas comunidades. Ambas são reconhecidas por eventos que celebram a produção do emblemático prato à base de polenta.


A assinatura do termo de cooperação ocorreu durante a estadia da comitiva brasileira na Itália e contou com a presença do presidente do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul (CTI), Nelso Uliana, representado pelo ex-presidente do CTI e atual Secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo, Alvaro Manzoni. Do lado italiano, o presidente da Vigasio Eventi, Umberto Panarotto, oficializou o compromisso, ressaltando a relevância desse intercâmbio para o fortalecimento dos laços ítalo-brasileiros. “É uma ponte que une não só duas associações, mas também duas culturas, duas formas de vivenciar a terra e as tradições”, disse Panarotto.





Para Monte Belo do Sul, esse momento representa um marco histórico de aproximação entre os dois países e a consolidação do Polentaço, evento emblemático organizado pelo CTI. Alvaro Manzoni enfatizou que a polenta é mais do que um alimento, é parte integrante da história da região, enaltecendo o legado deixado pelos antepassados italianos. “A polenta é mais do que um alimento, é a nossa história. Quando criamos o Polentaço, partimos do princípio de divulgar nossas tradições e fazer com que a nossa gente se reconheça e seja valorizada por meio desse evento, enaltecendo um povo que se estabeleceu na América em busca de melhores condições de vida, afirma.


A ação de intercâmbio terá início já no mês de maio, com a realização da 12ª edição do Polentaço, agendada para os dias 17 a 19, em Monte Belo do Sul. O evento contará com a presença de uma comitiva italiana de Vigasio, que terá a oportunidade de vivenciar de perto essa iniciativa e promover trocas culturais e gastronômicas com os organizadores gaúchos.


Foto: Mariângela Bonfanti / Reprodução

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page